Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecotoxicologia do herbicida glifosato: padronizações e testes de toxicidade aguda para peixes neotropicais, alterações histopatológicas, eficácia de controle de macrófitas aquáticas e impacto sobre a comunidade perifítica em condições de mesocosmos

Processo: 06/50700-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Robinson Antonio Pitelli
Beneficiário:Claudinei da Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

No Brasil, o problema com macrófitas aquáticas tem crescido nos últimos anos, especialmente, em reservatórios de hidrelétricas, sendo necessário se avaliar alternativas para o controle destas plantas, selecionando as de menor impacto ambiental e maior beneficio/custo e social. Assim, a utilização do controle químico pode ser uma alternativa viável. Assim, o herbicida glifosato poderia ser utilizado pelo seu amplo espectro de ação, baixa seletividade, aplicação em pós-emergência e ação sistêmica, porém é necessário estudos sobre sua toxicidade aos organismos aquáticos e eficácia de controle de macrófitas aquáticas, Para tanto, os objetivos projeto de pesquisa serão: estimar a concentração letal 50% (CL (I) 50-96h) do glifosato para os peixes pacu (Piaractus mesopotamicus), o guaru (Phallocerus , aculatus) e o mato-grosso (Hyphessobrycon eques); avaliar a histopatologia da brânquia, do fígado e do rim dos peixes após a determinação da concentração letal; determinar a sensibilidade com dicromato de potássio como substância-referência e padronizar para Piaractus mesopotamicus, o Phalocerus caudimaculatus e o Hyphessobrycon eques; determinar a eficácia de controle das macrófitas aquáticas (Eichhornia crassipes, Salvinia herzogii e Salvinia molesta e Pistia stratriotes) por diferentes doses do herbicida glifosato, formulação Rodeo®; analisar as características das variáveis de qualidade de água dos mesocosmos após a aplicação do glifosato; e avaliar os efeitos da aplicação direta de glifosato na lâmina d'água sobre as comunidades perifíticas e bentônicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C. CRUZ; A.F. SILVA; L.V. LUNA; A.K.F. YAMAUCHI; N. GARLICH; R.A. PITELLI. Glyphosate Effectiveness in the Control of Macrophytes Under a Greenhouse Condition. Planta Daninha, v. 33, n. 2, p. 241-247, Jun. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.