Bolsa 06/50700-5 - Toxicidade aguda, Herbicidas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecotoxicologia do herbicida glifosato: padronizações e testes de toxicidade aguda para peixes neotropicais, alterações histopatológicas, eficácia de controle de macrófitas aquáticas e impacto sobre a comunidade perifítica em condições de mesocosmos

Processo: 06/50700-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Robinson Antonio Pitelli
Beneficiário:Claudinei da Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade aguda   Herbicidas   Glifosato   Peixes neotropicais   Macrófitas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eficacia | Glifosato | Macrofitas Agudas | Peixes Neotropicais | Toxicidade Aguda

Resumo

No Brasil, o problema com macrófitas aquáticas tem crescido nos últimos anos, especialmente, em reservatórios de hidrelétricas, sendo necessário se avaliar alternativas para o controle destas plantas, selecionando as de menor impacto ambiental e maior beneficio/custo e social. Assim, a utilização do controle químico pode ser uma alternativa viável. Assim, o herbicida glifosato poderia ser utilizado pelo seu amplo espectro de ação, baixa seletividade, aplicação em pós-emergência e ação sistêmica, porém é necessário estudos sobre sua toxicidade aos organismos aquáticos e eficácia de controle de macrófitas aquáticas, Para tanto, os objetivos projeto de pesquisa serão: estimar a concentração letal 50% (CL (I) 50-96h) do glifosato para os peixes pacu (Piaractus mesopotamicus), o guaru (Phallocerus , aculatus) e o mato-grosso (Hyphessobrycon eques); avaliar a histopatologia da brânquia, do fígado e do rim dos peixes após a determinação da concentração letal; determinar a sensibilidade com dicromato de potássio como substância-referência e padronizar para Piaractus mesopotamicus, o Phalocerus caudimaculatus e o Hyphessobrycon eques; determinar a eficácia de controle das macrófitas aquáticas (Eichhornia crassipes, Salvinia herzogii e Salvinia molesta e Pistia stratriotes) por diferentes doses do herbicida glifosato, formulação Rodeo®; analisar as características das variáveis de qualidade de água dos mesocosmos após a aplicação do glifosato; e avaliar os efeitos da aplicação direta de glifosato na lâmina d'água sobre as comunidades perifíticas e bentônicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C. CRUZ; A.F. SILVA; L.V. LUNA; A.K.F. YAMAUCHI; N. GARLICH; R.A. PITELLI. Eficácia do Glyphosate no Controle de Macrófitas em Condição de Casa de Vegetação. Planta Daninha, v. 33, n. 2, p. 241-247, . (06/50700-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.