Bolsa 99/00612-7 - Concreto armado, Lajes - BV FAPESP
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Escolha da altura de lajes pré-moldadas para pavimentos de edificações considerando as verificações do estado limite e de deformação excessiva

Processo: 99/00612-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Roberto Chust Carvalho
Beneficiário:Vitor Vanderlei Mesquita
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto armado   Lajes   Estruturas de concreto armado pré-moldado   Pavimentos   Deformação estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concreto Armado | Deformacao Excessiva | Fissuracao E Fluencia | Lajes Nervuradas | Lajes-Premoldadas | Pavimentos De Edificios

Resumo

A necessidade em se baratear as edificações no país tem levado a adoção cada vez mais intensa de sistemas estruturais usuais com pavimentos executados com lajes pré-moldadas, principalmente em edificações de pequeno porte. Estes tipos de pavimento dispensam o uso de formas, são de fácil manuseio e montagem, requerem pouco escoramento para vãos de dimensão usuais em edificações residenciais e, se bem dimensionados e executados, comportam-se adequadamente e com segurança. Entretanto vários aspectos ainda não estão devidamente solucionados, e entre eles se enquadra a determinação da altura das lajes que atendem as condições de deformação excessiva, levando em conta o efeito da fluência e fissuração do concreto. Vários fatores influem neste cálculo, tais como taxa de armadura, espessura da capa em relação à altura das nervuras, efeito da fluência em elementos fissurados, finalidade da edificação, retração do concreto, deformação dos elementos de contorno (vigas), etc. O objetivo principal deste trabalho é determinar um procedimento de cálculo que possibilite a determinação da altura de um pavimento em laje pré-moldada que atenda ao estado limite último e de deformação excessiva. (AU)

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