Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de populações naturais de Drosophila mediopunctata da região de Campinas-SP e estimação de taxa de migração utilizando microssatélites

Processo: 06/61184-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Gustavo Maruyama Mori
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Migração animal   Repetições de microssatélites   Drosophila

Resumo

Drosophila melanogaster é um dos organismos modelo mais estudados em diversas áreas da biologia. No entanto, em Genética de Populações, há outras espécies como D. pseudoobscura e D. persimilis, que também foram e continuam sendo bastante estudadas. No Brasil, uma espécie relevante é D. mediopunctata que não pertence ao subgênero Sophophora, como as anteriores. Além disso, outras características como o ciclo de vida e a longevidades longos e a fecundidade relativamente mais baixa a tomam uma espécie de interesse destacado. Muitos aspectos da biologia de D. mediopunctata, como o -polimorfismo de inversões cromossômicas e o policromatismo, têm sido estudados. No entanto, estudos em Genética de Populações utilizando marcadores moleculares, como AFLP, alozimas ou microssatélites, ainda não foram realizados. Estes últimos marcadores, por apresentarem herança codominante, serem multialélicos e pela simplicidade da técnica, dentre outras características, têm sido largamente utilizados, para estudos de parâmetros populacionais, como seleção, deriva genética e fluxo gênico. Para isso, podem-se analisar as diferenças genéticas de distintas populações em diferentes locais de coleta. Pretende-se, neste trabalho, iniciar, por meio da análise de distintas localidades, a caracterização da estrutura populacional em D. mediopunctata pelas estimativas de FST e de Nm, utilizando-se para tanto os microssatélites previamente desenvolvidos pelo nosso grupo (proc. 04/03203-0 e 04/03385-1). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LABORDA, PRIANDA R.; MORI, GUSTAVO M.; DE SOUZA, ANETE P. Drosophila mediopunctata microsatellites I: more than a hundred polymorphic loci available for genetic studies. CONSERVATION GENETICS RESOURCES, v. 1, n. 1, p. 297-307, DEC 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.