Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem gênica e expressão de duas proteínas relacionadas a fitopatogenicidade de Magnaporthe grisea (teleomorfo de Pyricularia grisea)

Processo: 04/00478-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Hercília Roberta Cristina Acri Nunes Miranda
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Virulência   Expressão gênica

Resumo

No Brasil e em diferentes países do mundo, a brusome ou "queimadura" é a doença mais que significativa que acomete inúmeras variedades de arroz (gênero Oryza). A severidade desta doença deve-se ao fato de o fungo Pyricularia grisea (anamorfo de Magnaporthe grisea) poder afetar todas as partes da planta em qualquer época do desenvolvimento. Observando a importância da brusome, M. grisea tem recebido atenção especial de pesquisadores, a ponto de merecer ter seu genoma analisado, visando o controle da doença. Os produtos dos genes envolvidos na patogenicidade podem indicar o modo de ação do microorganismo na planta. Assim faz-se necessária a expressão e a purificação de proteínas envolvidas na patogenicidade visando à solubilização, extração e quantificação eficientes. Esses estudos compreendem clonagem de genes de patogenicidade, extração e purificação de seus produtos protéicos, cristalografia, estudos estruturais por técnica espectroscópica e ensaios bioquímicos adequados. Este projeto poderá tornar possível a caracterização estrutural de proteínas permitindo uma apreciação de suas funções e auxiliar na compreensão do modo utilizado pelo fitopatógeno para infectar e causar doenças, contribuindo assim, para o controle microbiológico da brusome causada por Magnaporthe grisea. (AU)