Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização funcional e estrutural de proteínas relacionadas à patogenicidade de Xylella fastidiosa

Processo: 02/02772-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Adriano Rodrigues Azzoni
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Expressão gênica   Virulência   Purificação de proteínas   Xylella fastidiosa

Resumo

A bactéria Xylella fastidiosa é um fitopatógeno responsável por uma variedade de doenças em plantas economicamente importantes, sendo o agente causador da Clorose Variegada dos Citros (CVC), responsável por um prejuízo à citricultura brasileira estimado em US$ 100 milhões anuais. Os resultados gerados pelo seqüenciamento do genoma da X. fastidiosa permitiram a identificação de genes potencialmente relacionados à patogenicidade da bactéria. De um total de 147 genes relacionados à patogenicidade, 17 foram selecionados e clonados em vetor do tipo pET para expressão "in vitro" das proteínas. Neste sentido, o projeto de pesquisa aqui apresentado visa a purificação e caracterização destas proteínas, tanto a nível funcional quanto estrutural. Protocolos para a eficiente purificação e cristalização das proteínas expressas em E. coli serão estudados e implementados. Depois de purificadas, as proteínas serão caracterizadas com a finalidade de determinar suas atividades e estruturas tridimensionais, estas últimas através do uso de técnicas como a espectroscopia RMN e a cristalografia por difração de raios-X. O conhecimento da estrutura tridimensional destas proteínas tornará possível a identificação de agentes inibidores ou novas abordagens de manipulação genética que inativem os mecanismos de ação do patógeno, tomando o combate à CVC mais direto e eficaz. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSELLI-MURAI, LUCIANA K.; SFORCA, MAURICIO L.; SASSONIA, ROGERIO C.; AZZONI, ADRIANO R.; MURAI, MARCELO J.; DE SOUZA, ANETE P.; ZERI, ANA C. Structural characterization of the H-NS protein from Xylella fastidiosa and its interaction with DNA. Archives of Biochemistry and Biophysics, v. 526, n. 1, p. 22-28, OCT 1 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.