Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades magnéticas e de transporte em Quantum-dots

Processo: 01/14276-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Nelson Studart Filho
Beneficiário:Luis Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/07691-9 - Sistemas eletrônicos confinados em nanoestruturas, AP.TEM

Resumo

Este projeto de pós-doutoramento tem como objetivo o estudo teórico das propriedades de magnetização e de transporte eletrônico em sistemas de elétrons em geometrias reduzidas - quantum-dots (QDs). Pretendemos abordar o problema de duas formas distintas: (i) Estudo de lapsos de fase no transporte coerente no regime de Bloqueio de Coulomb, viu um modelo de interação constante com spin-exchange; (ii) Cálculo das propriedades magnéticas de um sistema de N elétrons interagentes confinados em um QD de geometria específica na aproximação de Hartree-Fock. O projeto é uma continuação e ampliação do trabalho desenvolvido durante nosso doutoramento (FAPESP, Proc. 97/12860-0). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA‚ L.D.; STUDART‚ N. Exchange interaction effects in the thermodynamic properties of quantum dots. Physical Review B, v. 71, n. 11, p. 113302, 2005.
DA SILVA‚ L.D.; ULLOA‚ SE; GOVOROV‚ AO. Impurity effects on the Aharonov-Bohm optical signatures of neutral quantum-ring magnetoexcitons. Physical Review B, v. 70, n. 15, p. 155318, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.