Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostos de lixo urbano do municipio de sao paulo: i-maturacao de compostos. ii-biodisponilidade de metais pesados. iii-utilizacao de extratores.

Processo: 96/06224-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 1996
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José CarlosChitolina
Beneficiário:Ana Elisa Galante Feliconio
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos urbanos

Resumo

Sabendo-se que o principal local de utilização dos compostos para fins agrícolas e o cinturão verde da capital paulista, que as usinas de compostagem do município de S.Paulo operam há, aproximadamente, 20 anos, que em muitos locais de cinturão verde os vegetais são cultivados em meio quase que exclusivamente de compostos, que a sua utilização tem sido questionada pela sociedade em virtude da possibilidade de contaminação de alimentos e águas, principalmente por metais pesados, estudos referentes a estes materiais tornam-se de elevada importância, pois estão inseridos num contexto de desenvolvimento sustentável do ambiente numa sociedade tecnológica. Assim, pretende-se desenvolver o projeto com os objetivos de: a) Avaliar a maturação dos compostos através da CTC e da relação C/N, b) Avaliar a biodisponibilidade de metais pesados diretamente dos compostos por uma cultura, c) Avaliar vários extratores, em função da biodisponibilidade de metais pesados dos compostos para uma cultura. Para tanto, serão utilizados compostos produzidos pelas usinas de S. Mateus e Vila Leopoldina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)