Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostos de lixo urbano do municipio de sao paulo: 1.caracterizacao quimica. 2. especiacao de metais pesados. 3. especiacao de metais pesados em solo submetido a aplicacao de compostos de lixo urbano.

Processo: 96/00988-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 1996
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José CarlosChitolina
Beneficiário:Juliano Gullo de Salvo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metais pesados   Resíduos urbanos   Propriedades químicas

Resumo

Pesquisas relativas à composição química de compostos de lixo urbano e à absorção por plantas de elementos, principalmente de metais pesados, estão ganhando atualmente um maior impulso no Brasil. Apesar de se ter um grau de variação elevado nos materiais componentes do lixo urbano diário, o qual irá gerar uma composição química variável do composto, verifica-se que os trabalhos de análise química do mesmo são pontuais, ou seja, para uma certa amostra coletada num determinado momento, não se conhecendo, até o presente, análises químicas periódicas dos compostos crus e maturados das usinas de compostagem. Assim, faz-se mister dedicar atenção a este tipo de estudo com o objetivo de conhecer as variações dos teores dos elementos químicos presentes nos compostos maturados ou não, em função de um certo tempo de produção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)