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Simulação computacional do ruído gerado pelo Slat em uma configuração Híper-Sustentadora

Processo: 08/10941-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Marcello Augusto Faraco de Medeiros
Beneficiário:Murilo Cunha Mestriner
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroacústica   Ruído   Simulação por computador

Resumo

A Aeroacústica Computacional é um campo de pesquisa que sofreu grande desenvolvimento mundial durante a última década, dados os crescentes interesse e necessidade de metodologias para previsão e atenuação de ruído em aeronaves. Além disso, a constante evolução da capacidade de processamento computacional possibilitou abordagens mais detalhadas dos fenômenos que governam a geração do som. Este projeto tem como principal objetivo simular, pelo programa CFD++, o som produzido pelo slat de uma asa, levando-se em conta dois mecanismos de interação do escoamento com suas superfícies. O primeiro deles se refere à emissão de vórtices no bordo de fuga do slat, enquanto o outro se relaciona com a influência da camada limite descolada na dinâmica do escoamento na região de sua cavidade. A metodologia utilizada poderá ser híbrida, em dois aspectos. O equacionamento do escoamento será realizado com base em duas abordagens distintas, RANS e LES; além disso, para a propagação do som poderá ser utilizada uma analogia acústica. O trabalho aqui apresentado tem estreita ligação com o Projeto Aeronave Silenciosa, de parceria entre FAPESP, EMBRAER e algumas universidades do país, que busca estudar e minimizar o ruído gerado em aeronaves como um todo. (AU)

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