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Estudo numérico de transição induzida por rugosidade isolada em placa plana

Processo: 03/05027-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Marcello Augusto Faraco de Medeiros
Beneficiário:Leandro Franco de Souza
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A verificação de superfícies externas de aeronaves, mesmo visual, mostra que os componentes da fuselagem possuem várias protuberâncias como rebites, juntas e instrumentos. A influência destas rugosidades no escoamento pode acelerar a transição do escoamento do estado laminar para o estado turbulento na camada limite. Existem vários aspectos neste tipo de escoamento que ainda não estão bem compreendidos. A proposta deste trabalho é estudar os efeitos de uma rugosidade isolada sobre uma placa plana. Espera-se que este estudo seja um passo no sentido de se entender o que pode ocorrer em casos de maior complexidade. O estudo é de natureza computacional onde se pretende utilizar a técnica de contornos virtuais para representar a rugosidade no escoamento sobre a placa plana. A análise dos resultados será realizada tomando como base as teorias de instabilidade e turbulência aplicadas a camadas cisalhantes. (AU)