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Disponibilização conhecimento de senso comum para a contextualização cultural de um jogo narrativo

Processo: 08/56244-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:Mikio Yokoi Ikeda
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Senso comum   Escolas

Resumo

Este trabalho de Iniciação Científica está dentro do escopo de um projeto de mestrado relacionado a um jogo educacional que está sendo desenvolvido no Laboratório de Interação Avançada (LIA), da UFSCar, o jogo Contexteller - Jogo Narrativo Contextualizado no Senso Comum, dentro do contexto do projeto TIDIA-Ae fase II (proc. 05/60799-6). Este é um jogo narrativo contextualizado à cultura dos jogadores expressa pelo conhecimento de senso comum e, tem como princípio ser utilizado na escola, permitindo ao professor criar estórias de acordo com a realidade cultural dos alunos e consecutivamente permitir aos alunos se identificarem com a estória, tendo maior interesse e engajamento para colaborarem com o professor como co-autores. Através desse jogo narrativo sensível à cultura pretende-se promover maior contato entre professor e alunos, provendo uma ferramenta computacional que apoie o estudante na sua livre expressão de idéias, desejável para seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. Neste trabalho será investigado o senso comum, obtido através do Projeto Open Mind Common Sense no Brasil (OMCS-Br), desenvolvido pelo Laboratório de Interação Avançada (LIA), da UFSCar em colaboração com o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No projeto tem-se coletado senso comum de um público geral através da Internet e armazenado em bases de conhecimentos através da representação do conhecimento em sentenças de língua natural, de tal forma que seja possível prover raciocínio baseado em senso comum aos computadores, considerando o domínio de aplicações sensíveis ao contexto, especialmente no domínio da educação. Neste trabalho de IC se propõe a implementação da conexão entre o jogo narrativo e a base de conhecimento de senso comum de tal forma que o professor possa obter as informações vindas da base para a roteirização e seqüenciação das estórias de acordo com a realidade cultural dos alunos; como também a implementação de uma área do jogo que permite o professor e alunos trocarem mensagem. A forma como as informações de senso comum serão apresentadas ao professor e a interface da área citada estão sendo exploradas em um trabalho de mestrado. (AU)