Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambiente computacional de apoio ao ensino e aprendizagem baseado em estratégias cognitivas

Processo: 00/04630-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:Vânia Paula de Almeida Neris
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Internet   Material didático   Documento digital   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado Ativo | Estretegias Cognitivas | Internet

Resumo

O trabalho enfoca o uso de estratégias cognitivas para a organização do material didático do professor, a fim de promover o aprendizado ativo cooperativo entre os alunos. É proposta o desenvolvimento da um sistema de apoio ao professor na tarefa de organização do material didático, através de um ambiente computacional, baseado nas estratégias cognitivas adotadas, explorando recursos computacionais para a promoção do aprendizado ativo cooperativo, fornecendo ao professor um ambiente onde ele poderá editar suas notas de aula, criando um hiperdocumento, tendo opções pré-definidas de uso das estratégias cognitivas adotadas, propondo exercícios para os alunos, via internet, realizarem e enviarem ao professor para ser corrigido. Em síntese, o projeto permitirá que o professor utilize estratégias cognitivas para organizar suas aulas através da geração de um hiperdocumento, e se utilize de um recurso computacional, a Internet, para aplicar essa nova proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)