Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação das restrições auditivias com o benefício do uso de próteses auditivas

Processo: 08/57051-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Martinelli
Beneficiário:Vivian Baptista da Luz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Auxiliares de audição   Audição

Resumo

Trata-se de um estudo longitudinal no qual serão selecionados dois grupos amostrais, um formado por indivíduos adultos (18 a 60 anos) e outro formado por idosos (com idade superior a 60 anos). Cada grupo será composto por 15 indivíduos, de ambos os sexos, portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral, de grau leve a moderadamente severo, atendidos no Núcleo Integrado de Assistência à Pesquisa e Ensino em Audição (NIAPEA) da Universidade Federal de São Paulo. Tais pacientes devem estar adaptados, bilateralmente, com prótese auditiva do tipo retroauricular com processamento de sinal digital, com amplificação do tipo não-linear e sem algoritmos de supressão de ruído e/ou microfone direcional. Serão aplicados um questionário para a verificação do handicap auditivo (HEARING HANDICAP INVENTORY FOR ELDERLY - HHIE, no grupo de Idosos, ou HHIA - HEARING HANDICAP INVENTORY FOR ADULT, no grupo de adultos) e um questionário para verificar o benefício do uso do aparelho de amplificação sonora (ABBREVIATED PROFILE OF HEARING AID BENEFIT - APHAB, em ambos os grupos). As aplicações dos questionários serão realizadas em duas ocasiões, primeiramente no momento da doação do aparelho auditivo e, posteriormente, três meses após o uso da prótese auditiva. - Os objetivos deste trabalho são verificar a percepção individual das restrições advindas da perda auditiva, identificando situações de dificuldade decorrentes dessa perda por meio da aplicação do questionário HHIE (HEARING HANDICAP INVENTORY FOR ELDERLY) em uma população de idosos, e do HHIA (HEARING HANDICAP INVENTORY FOR ADULT) em uma população de adultos; verificar o benefício obtido com a utilização da prótese auditiva por meio da aplicação do questionário APHAB (ABBREVIATED PROFILE OF HEARING AID BENEFIT) após o período de aclimatização no grupo de usuários idosos e no grupo de usuários adultos; e correlacionar os resultados obtidos na aplicação do questionário APHAB com os resultados dos questionários HHIE e HHIA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.