Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da sensibilidade e especificidade e do teste de triagem hearing handicap inventory for elderly screening (hhie-s)

Processo: 03/13898-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Martinelli
Beneficiário:Priscila Faissola Caporali
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A deficiência auditiva é uma das conseqüências mais incapacitantes do envelhecimento, impedindo o idoso de desempenhar seu papel na sociedade. Nesses aspectos, a audiologia, tem se preocupado, no sentido de minimizar os efeitos causados pela deficiência auditiva. Essas minimizações incluem o uso de questionários de auto avaliação que tem como objetivo avaliar o handicap dos mesmos. Foi desenvolvido o questionário HHIE-S que é um instrumento de triagem que visa pesquisar o impacto que a perda auditiva causa na vida social, psicológica e emocional dos idosos. Contudo, o objetivo desse trabalho é verificar a sensibilidade e especificidade do instrumento de triagem HHIE-S para população brasileira, visando auxiliar os exames audiométricos e encontrar um melhor prognóstico para o indivíduo idoso. Então, será coletado dados no Centro de Saúde Vila Mariana - Lívio Amato e no Ambulatório de Geriatria a avaliação audiológica do Hospital São Paulo, por meio da aplicação do questionário juntamente com a aplicação de exames audiométricos. Serão entrevistados 60 indivíduos idosos com 60 anos ou mais. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.