Busca avançada
Ano de início
Entree

A vivência da adoção por famílias com filhos biológicos

Processo: 07/59106-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Livia Kusumi Otuka
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adoção   Família   Filho adotivo

Resumo

A adoção proporciona a construção de diversos vínculos afetivos. A literatura confirma que a chegada de uma criança adotada ao lar de uma família altera toda a dinâmica familiar. Para compreender esse processo é interessante atentar para os diversos atores sociais envolvidos nesse cenário - os pais, o filho adotivo e, em muitos casos, os possíveis filhos biológicos do casal. O presente estudo tem por objetivo principal investigar a vivência da adoção por casais que já possuíam filhos biológicos quando decidiram adotar. Os participantes desta pesquisa serão casais que efetivaram a adoção de uma criança e que freqüentam o Grupo de Apoio à Adoção de Ribeirão Preto Crescendo em Família. Como critério para a seleção dos participantes, os casais deverão possuir pelo menos um filho biológico, nascido antes do processo de adoção. O instrumento utilizado para a coleta de dados será um roteiro de entrevista semi-estruturada, aplicada face-a-face e gravada em áudio, com a autorização do entrevistado. Posteriormente, as entrevistas serão transcritas na íntegra e os relatos submetidos à análise de conteúdo temática. Os dados serão interpretados com o apoio do referencial teórico psicanalítico. Espera-se que os resultados obtidos com a pesquisa possam contribuir para um maior entendimento a respeito das relações familiares construídas com a adoção, especialmente a visão dos casais a respeito de seu relacionamento com os filhos biológicos e adotivos, assim como a relação entre os mesmos. Tal estudo é parte integrante de um projeto de investigação mais amplo, denominado "Aspectos Psicológicos da Adoção", coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OTUKA, LIVIA KUSUMI; SCORSOLINI-COMIN, FABIO; SANTOS, MANOEL ANTÔNIO DOS. A configuração dos vínculos na adoção: uma atualização no contexto latino-americano. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 19, n. 3, p. 475-486, dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.