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Autismo infantil e estresse familiar: um levantamento bibliográfico mediante uma revisão sistemática da literatura

Processo: 01/10797-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Maria Ângela Favero Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Impacto psicossocial   Família   Enfrentamento

Resumo

O DSM-IV situa o transtorno autista entre os transtornos invasivos do desenvolvimento. O indivíduo afetado apresenta prejuízos principalmente no nível da interação social, comunicação e do comportamento, além de estereotipias de conduta, interesses e atividades. O transtorno autista pode ser compreendido como uma problemática que remete a uma relação peculiar entre o cuidador e a criança afetada, envolvendo aspectos conscientes e inconscientes que permeiam esta relação. Uma questão crucial que emerge nesse contexto é a do impacto do transtorno autista, considerando o conceito de sobrecarga emocional. O presente estudo tem como objetivo avaliar sistematicamente a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados em bases de dados (MedLine, PsycINFO e LILACS), produzidos de 1991 a 2001, que envolveram a testagem de hipóteses relacionadas ao impacto psicossocial (sobrecarga) em famílias que tenham crianças portadoras do transtorno autista, assumindo a possibilidade da influência do estresse como fator que contribui para a ocorrência de alterações na dinâmica familiar, afetando especialmente os cuidadores diretos. Com a amostra inicial das referências indexadas, serão selecionados os artigos que preencherem os critérios de inclusão, prosseguindo com a recuperação dos mesmos na íntegra. A seguir será feito um tabulamento do material encontrado e uma análise dos resultados de cada trabalho, seguida de uma análise comparativa dos principais achados. (AU)