Busca avançada
Ano de início
Entree

Carga de trabalho de enfermagem em uma unidade de gastroenterologia

Processo: 07/59957-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Edinêis de Brito Guirardello
Beneficiário:Marcia Raquel Panunto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação em enfermagem

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados pelo enfermeiro no dia a dia refere-se à necessidade de justificar o quantitativo e qualitativo de pessoal para a prestação da assistência a clientela. Para justificar determinado quadro de pessoal para o administrativo de um serviço, o enfermeiro dispõe de ferramentas gerenciais que possibilitam classificar o paciente em níveis de complexidade assistencial e mensurar as horas requeridas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente. O presente estudo tem por finalidade avaliar a carga de trabalho de enfermagem de uma unidade especializada em gastroenterologia. Para a coleta de dados será aplicado o Nursing Activities Score - NAS, o qual expressa a porcentagem de tempo gasto pelo profissional da enfermagem em um turno de trabalho e para a descrever o perfil dos pacientes na unidade, será utilizada uma ficha de dados demográficos e clínicos. Farão parte da amostra todos os pacientes internados na referida unidade que atenderem aos critérios de inclusão para participar do estudo. Após a coleta, os dados serão analisados em uma planilha do Microsoft? Excel, com auxílio de um profissional da área de conhecimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANUNTO, MARCIA RAQUEL; GUIRARDELLO, EDINÊIS DE BRITO. Carga de trabalho de enfermagem em uma unidade de gastroenterologia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 17, n. 6, p. 1009-1014, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.