Busca avançada
Ano de início
Entree

Valores normais e inibições in vitro das colinesterases plasmáticas e cerebral de aves silvestres neotropicais e de codornas (Coturnix coturnix japonica)

Processo: 98/05118-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Luiz Carlos de Sá-Rocha
Beneficiário:Daniel Giberne Ferro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves silvestres   Colinesterases   Carbamatos   Praguicidas   Toxicologia veterinária

Resumo

Cada vez mais os praguicidas organofosforados e carbamatos são utilizados na agropecuária brasileira. Devido à proximidade com as áreas de cultivo, a fauna nativa acaba sendo gravemente afetada, em decorrência da inibição da atividade da acetilcolinesterase nos terminais nervosos. O presente projeto estabelecerá valores normais e inibições "in vitro" da atividade das colinesterases plasmática e cerebral de aves silvestres neotropicais. O mesmo será realizado com grupo homogêneo de codornas, visando obter dados que sustentem avaliações comparativas. O projeto tem como meta a elaboração de um banco de dados para o diagnóstico de contaminações e intoxicações de aves silvestres de vida livre por diferentes praguicidas organofosforados e carbamatos. (AU)