Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da característica da obturação obtida pela técnica da condensação lateral utilizando quatro diferentes tipos de cimento. Análise em microscopia confocal

Processo: 09/09470-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Clovis Monteiro Bramante
Beneficiário:Bruno Martini Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Obturação do canal radicular   Guta-Percha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condensação lateral | Guta-percha | Guttaflow | Obturação do canal radicular | RealSeal | Odontologia

Resumo

Avaliando a presença de espaços vazios e a proporção entre guta-percha e cimento obturador, e espaços entre o cimento e a superfície da dentina radicular, pretende-se verificar a qualidade da obturação proporcionada por duas diferentes técnicas de obturação, utilizando-se quatro tipos de cimentos obturadores. Serão utilizados 80 dentes humanos recém extraídos, unirradiculados e que serão divididos em dois grupos de 40 dentes cada, de acordo com a técnica de obturação empregada: G1 - técnica da condensação lateral, G2 - técnica do cone único, e estes serão divididos em quatro subgrupos de 10 dentes cada, conforme o cimento empregado: SG1 - Adseal, SG2 - RealSeal, SG3 - AH Plus Jet e SG4 - Acroseal. Os dentes terão o conduto radicular modelado por meio da técnica de Oregon modificada tendo como comprimento de trabalho 1 mm aquém do comprimento real do canal e um batente apical equivalente ao diâmetro da lima #40. Em seguida, os dentes terão seus canais obturados por meio das técnicas e cimentos selecionados. Depois de obturados os espécimes serão armazenados em estufa a 37°C durante 48 horas. Após esse período, serão realizadas três secções transversais uma em cada terço do dente (cervical, médio e apical). Os fragmentos serão fotomicrografados com auxílio do microscópio digital Dino-Lite Plus®. As imagens serão calibradas e analisadas no programa Image Tools 3.0®. As secções serão também analisadas sob microscópio a laser confocal com aumento de 10x para determinação da área de lacuna entre os cimentos e a superfície dentinária radicular. Para análise estatística dos resultados serão selecionados os testes não-paramétricos de Kruskall-Wallis e de Miller (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIANO, MARINA A.; GUIMARAES, BRUNO M.; ORDINOLA-ZAPATA, RONALD; BRAMANTE, CLOVIS M.; CAVENAGO, BRUNO C.; GARCIA, ROBERTO B.; BERNARDINELI, NORBERTI; ANDRADE, FLAVIANA B.; MORAES, IVALDO G.; DUARTE, MARCO A. H.. Physical Properties and Interfacial Adaptation of Three Epoxy Resin-based Sealers. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 37, n. 10, p. 1417-1421, . (09/15233-5, 09/09470-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.