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O projeto teatro vocacional e o teatro-educação: diálogos com Walter Benjamin e Hannah Arendt

Processo: 08/58518-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Maria Thais Lima Santos
Beneficiário:Liz Nátali Sória
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ação cultural   Política cultural

Resumo

Em agosto de 2001, a Secretaria Municipal de Cultura, como parte de sua política cultural, lança um projeto de incentivo à criação de grupos de teatro não profissional, o Teatro Vocacional. Sete anos depois, o projeto conta com aproximadamente 290 grupos, coordenados por profissionais da área artística e pedagógica, representando um vasto campo de pesquisa por reunir, em uma política pública, a prática teatral e o processo educacional. Essa pesquisa tem como proposta observar o campo de intersecção entre o processo teatral e o educacional existente no Teatro Vocacional, com base nas reflexões estéticas, políticas e pedagógicas de Walter Benjamin e Hannah Arendt. As reflexões acerca das estruturas sociais, do caráter da produção estética e da educação realizadas pelos dois autores servirão de instrumento para a análise de um programa que integra a política cultural da cidade de São Paulo e que se dedica à união do teatro com a educação. Deste modo, pretendemos identificar o possível lugar ocupado pelo teatro-educação nas práticas sociais da cidade. (AU)