Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de genes relacionados ao metabolismo dos fosfolípides como fatores de risco para o transtorno afetivo bipolar

Processo: 00/12600-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Homero Pinto Vallada Filho
Beneficiário:Ivanor Velloso Meira Lima
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O transtorno afetivo bipolar constitui um importante síndrome psiquiátrico caracterizado por graves e recorrentes mudanças de humor. Os estudos de genética epidemiológica fornecem consistente evidência de que o componente genético tem um papel preponderante no risco para o transtorno. Considerando que os fosfolípides exercem um papel relevante nos processos de transdução de sinais e que os estudos mais recentes da neuroquímica dos estabilizadores do humor convergem em apontar sua ação nas vias de sinalização intraneuronal reguladas pelas fosfolipases, decidimos averiguar as variantes gênicas de enzimas reguladores do metabolismo dos fosfolípides como as fosfolipases A2, fosfolipase C, e inositol fosfatases como potenciais genes de susceptibilidade para este distúrbio do humor. Assim pretendemos estudar a distribuição da freqüência dos polimorfismos destes genes numa amostra de casos e controles bem como em trios constituídos por afetados e seus genitores na busca de uma transmissão preferencial de certas variantes desses genes para os portadores do fenótipo bipolar. Abrindo assim uma perspectiva de ampliação do conhecimento acerca dos fatores de risco e dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no surgimento destes quadros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IVANOR V MEIRA-LIMA; HOMERO VALLADA. Genes relacionados ao metabolismo dos fosfolípides como fatores de risco para o transtorno afetivo bipolar. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, n. 1, p. -, Mar. 2003.
MEIRA-LIMA‚ I.; JARDIM‚ D.; JUNQUEIRA‚ R.; IKENAGA‚ E.; VALLADA‚ H. Allelic association study between phospholipase A2 genes and bipolar affective disorder. BIPOLAR DISORDERS, v. 5, n. 4, p. 295-299, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.