Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das técnicas de extração sortiva em barra de agitação e cromatografia gasosa (SBSE/GC-MS) na análise de pesticidas em amostras de frutas.

Processo: 10/00624-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Eugênia Queiroz Nassur
Beneficiário:Luana Cristina Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

O uso de pesticidas é ainda a principal estratégia no campo para o combate de pragas agrícolas, garantindo o alimento suficiente e de qualidade para a população. Na fruticultura, em especial nas culturas de morango, maça e uva, a contaminação por resíduos de pesticidas têm sido alvo de constante preocupação no âmbito de saúde pública e da sociedade. Devido à toxicidade dessas substâncias, o monitoramento da qualidade dos alimentos produzidos é necessário a fim de prevenir certos riscos ao consumidor.Em países em desenvolvimento, como o Brasil, os impactos causados tanto no meio ambiente quanto na saúde pública, devido ao uso cada vez mais diversificado de pesticidas, são evidentes, pois estes compostos são amplamente utilizados em diversas culturas na busca de maior produtividade. É importante ressaltar, tanto para o mercado interno, quanto para a exportação, os órgãos ou agências governamentais estimulam programas de monitoramento de resíduos de pesticidas, como instrumento gerencial para a produção de padrão internacional, possibilitando o fornecimento de um suprimento alimentar seguro, estabelecendo limites de tolerância para uma variedade de compostos. No entanto, as metodologias para a determinação destes resíduos em diferentes alimentos de origem animal e vegetal devem atender certas exigências, tais como, baixo custo e apresentação dos resultados em curto prazo, que muitas vezes se tornam barreiras para a realização destes programas.Assim, diante da necessidade de métodos analíticos sensíveis e exatos para monitorar multiresíduos de pesticidas, este projeto visa otimizar, desenvolver e validar método multi-resíduo para a quantificação de organoclorados e piretróides presentes em amostras de frutas empregando as técnicas: extração sortiva em barra de agitação (SBSE) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC/MS).