Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adubação verde, do uso de hidrogel e de herbicida de pré-emergência na semeadura direta de espécies nativas

Processo: 09/13852-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Vera Lex Engel
Beneficiário:Diego Cerveira de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Restauração florestal   Restauração ecológica   Floresta estacional semidecidual   Semeadura direta   Adubo verde   Hidrogéis   Herbicidas

Resumo

Na restauração florestal, o uso de técnicas de semeadura direta pode contribuir para a diminuição dos custos de implantação inicial. O presente trabalho tem como objetivo testar o efeito de técnicas de preparo da área e de manutenção no desempenho inicial de espécies arbóreas implantadas por semeadura direta para a restauração de áreas degradadas da Floresta Estacional Semidecidual. A hipótese a ser testada é que algumas barreiras que impedem ou dificultam a regeneração natural de espécies florestais poderiam ser quebradas através de uso da adubação verde, do hidrogel e herbicida de pré-emergência, por favorecerem a germinação e o estabelecimento de mudas em sistemas de restauração florestal por semeadura direta. O experimento será fatorial em blocos ao acaso com parcelas subdivididas, com oito tratamentos e quatro repetições. Serão utilizadas 15 espécies arbóreas de diferentes grupos ecológicos. Serão testados três fatores com dois níveis cada (com e sem): adubação verde nas linhas de plantio das espécies nativas e nas entrelinhas; aplicação de hidrogel no momento da semeadura; herbicida pré-emergente seletivo para gramíneas (este último como parcelas sub-didivididas). As parcelas terão 20 x 20m. As espécies arbóreas serão semeadas em espaçamento de 1,0 x 2,0m, intercalando linhas de pioneiras com não-pioneiras. As duas espécies de adubo verde serão o Dolichos lablab, nas entrelinhas, e o Cajanus cajan, nas linhas das espécies nativas, entre estas. O hidrogel será aplicado nas covas de plantio e o herbicida de pré-emergência usado será o isoxaflutole. Serão avaliadas as taxas de germinação e sobrevivência das espécies arbóreas, seu desenvolvimento em altura nos primeiros três e seis meses após a instalação, e a taxa de cobertura das espécies de adubo verde e de gramíneas invasoras. Os dados serão analisados através de testes de comparação de médias e análises não-paramétricas, quando for o caso.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, DIEGO C.; ENGEL, VERA L.; DE MATTOS, ELDER C. Direct seeding to restore tropical seasonal forests: effects of green manure and hydrogel amendment on tree species performances and weed infestation. RESTORATION ECOLOGY, v. 29, n. 1 NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.