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Sistema de medição e controle de distância frontal baseado na fusão entre câmera digital e Apontador laser

Processo: 09/18387-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Douglas Eduardo Zampieri
Beneficiário:Fabio Mazzariol Santiciolli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Robótica

Resumo

O objetivo principal da presente proposta é o desenvolvimento de um sistema de detecção de obstáculos para veículos (semi)-autonômos, baseado na fusão de monovisão e apontadores laser. Os dados coletados pelo sistema auxiliarão no deslocamento autônomo de veículos em ambientes não mapeados previamente e sujeitos a interferências não conhecidas, tais como obstáculos fixos e, eventualmente, móveis. A proposta visa o desenvolvimento de mais uma ferramenta, que contribuirá para a segurança ativa e passiva para o transporte terrestre. Como se sabe, as atividades de nossa sociedade estão fortemente ligadas aos meios de transporte. Desde o simples passeio até a defesa de um território dependem da eficácia e da segurança dos veículos. Para otimizar essas características, pesquisadores tem se dedicado já há algum tempo em diminuir ou excluir a participação humana na condução, no intuito de aumentar a confiabilidade do transporte, tanto do ponto de vista individual como coletivo.Com este foco, o LMT - Laboratório de Mobilidade Terrestre do Departamento de Mecânica Computacional da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp - vem desenvolvendo pesquisas para a criação de plataformas móveis autônomas ou semi-autônomas. Este projeto de Iniciação Científica visa colaborar com esse objetivo, propondo, conforme já mencionado, o uso de um sistema de sensoriamento que funde visão monocular computacional e apontadores laser que permitem que um algoritmo seja capaz, tanto de obter distâncias frontais a plataforma, quanto de atuar sobre elas.