Bolsa 06/55537-5 - Câncer infantil, Psico-oncologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Câncer infantil: significados da doença para a família

Processo: 06/55537-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmen Maria Bueno Neme
Beneficiário:Carolina Brito de Azevedo Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Câncer infantil   Psico-oncologia   Sistemas de apoio psicossocial   Paciente oncológico   Família   Tratamento psicológico   Dados qualitativos   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Infantil | Familia | Fenomenomelogia | Psico-Oncologia | Significado

Resumo

Desenvolvimentos na área médica têm proporcionado aumento expressivo na expectativa de vida do paciente oncológico infantil. Ainda assim, frente a um diagnóstico de câncer, criança e família deparam-se com a possibilidade da morte e com tratamentos frequentemente longos e invasivos. As dificuldades situacionais concretas, o estigma cultural do câncer e os significados pessoais atribuídos à doença influenciam emoções e decisões. Visto que as vivências da criança doente dependem do que percebem nas reações e estados emocionais dos familiares, este estudo qualitativo visa compreender os significados da doença oncológica para seis famílias de crianças em tratamento hospitalar no interior do Estado de São Paulo. A identificação dos aspectos subjetivos ou significados da doença para os familiares da criança pode contribuir para a compreensão de dimensões do sofrimento psíquico e dos recursos da família que dificilmente são revelados nas relações de ajuda a esta população, incrementando o potencial de apoio psicossocial dos profissionais em psíco-oncologia pediátrica. A possibilidade de abordar suas vivências pode também auxiliar a família a apreender e organizar seus recursos de enfrentamento. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais e um irmão ou irmã da criança doente, coletando-se e analisando-se os dados com base no método e pressupostos fenomenológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)