Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interferência de E6 e E7 de HPV16 nas vias de transdução de sinal desencadeadas por receptores do tipo Toll (TLRs)

Processo: 08/53012-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Luisa Lina Villa
Beneficiário:Ismar Rocha Haga
Instituição-sede: Laboratório de Virologia. Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A imunidade inata é a primeira linha de defesa contra patogênos invasores. Os receptores do tipo Toll (Toll-like receptors, TLR) reconhecem padrões moleculares microbianos e têm um papel fundamental na resposta imune. A sinalização desencadeada por TLRs leva a expressão de diversos fatores de transcrição responsáveis por vários aspectos das respostas imune e inflamatória. TLRs estão envolvidos em várias patologias, incluindo diferentes tipos de câncer, e estão diretamente envolvidos em processos de reconhecimento viral. Sabe-se pouco a respeito das interações entre TLRs e HPVT A expressão de E6 e E7 de HPV16 em queratinócitos humanos inibiu a ativação TLR9 por CpG, o que favoreceria a persistência de HPV16 no hospedeiro. Contudo, os mecanismos específicos de tal inibição e possíveis interações entre diferentes proteínas codificadas por HPV e componentes de cascatas de transdução de sinal desencadeadas por TLRs não foram determinados e serão os objetos de estudo deste projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, LUCAS BOENO; HAGA, ISMAR R.; VILLA, LUISA LINA. Human papillomavirus (HPV) 16 E6 oncoprotein targets the Toll-like receptor pathway. JOURNAL OF GENERAL VIROLOGY, v. 99, n. 5, p. 667-675, MAY 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.