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O uso da internet no processo ensino-aprendizagem para prevencao e tratamento de feridas cronicas pelos alunos da eerp.

Processo: 04/13706-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Maria Helena Larcher Caliri
Beneficiário:Mariana Massucatto de Camargo Carvalho
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa em enfermagem   Internet

Resumo

Informações atualizadas, necessárias para a prevenção e tratamento da úlcera de pressão (UP) e outras feridas crônicas encontram-se disponíveis nos sites da EERP, criados para facilitar a disseminação de evidências para alunos, docentes, profissionais e o público em geral. Entretanto, a freqüência de utilização e os fatores relacionados ao uso desses recursos online não são conhecidos. A Internet tornou-se em um instrumento poderoso para a educação formal e informal, porém os alunos precisam ter acesso e sentirem-se confortáveis para que resultados positivos sejam obtidos no processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como objetivos avaliar se os alunos dos cursos de graduação em enfermagem do 2° ao 4º ano da EERP - USP utilizam a Internet como fonte de informações para desenvolvimento de atividades acadêmicas; identificar se utilizam os sites sobre prevenção e tratamento de feridas crônicas; e apresentar quais as condições que facilitam ou dificultam o uso da internet pelos alunos. Os dados serão coletados por meio de um questionário previamente validado, após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. (AU)