Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da terapia complexa descongestiva e da estimulação elétrica na redução do linfedema secundário ao esvaziamento linfático axilar

Processo: 07/50115-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Cristine Homsi Jorge Ferreira
Beneficiário:Nara Fernanda Braz da Silva Leal
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Fisioterapia   Linfedema   Volumetria   Estimulação elétrica

Resumo

O câncer de mama é uma doença de alta freqüência, com relevantes efeitos físicos e psicológicos, que, entre as formas de tratamento, inclui as cirurgias com esvaziamento linfático axilar. Um importante conseqüência pós-cirúrgica é o surgimento do linfedema do membro superior. A principal terapêutica para o linfedema é a terapia complexa descongestiva composta por drenagem linfática manual, bandagens compressivas, exercícios terapêuticos e cuidados com a pele. A estimulação elétrica vem sendo utilizada na prática clínica como meio de redução do edema, sendo, por isso, uma nova alternativa para o tratamento do linfedema a ser pesquisada. O objetivo deste estudo é comparar a terapia complexa descongestiva (grupo 1) com um protocolo que inclui a estimulação elétrica, exercícios terapêuticos e bandagem compressiva (grupo 2) na redução do linfedema secundário ao esvaziamento linfático axilar. As voluntárias serão divididas aleatoriamente nos 2 grupos e a redução do linfedema será avaliada através da perimetria e volumetria de ambos os membros superiores. As intervenções serão realizadas 2 vezes por semana por um período de 7 semanas. A análise dos dados poderá ser feita por um modelo de efeito misto se os resíduos do modelo seguirem a distribuição normal, caso contrário, será utilizado um teste não paramétrico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NARA FERNANDA BRAZ DA SILVA LEAL; LETÍCIA ALVES RIOS DIAS; HÉLIO HUMBERTO ANGOTTI CARRARA; CRISTINE HOMSI JORGE FERREIRA. Linfedema pós-câncer de mama: comparação de duas técnicas fisioterapêuticas - estudo piloto. Fisioter. mov., v. 24, n. 4, p. -, Dez. 2011.
NARA FERNANDA BRAZ DA SILVA LEAL; HÉLIO HUMBERTO ANGOTTI CARRARA; KARINA FRANCO VIEIRA; CRISTINE HOMSI JORGE FERREIRA. Physiotherapy treatments for breast cancer-related lymphedema: a literature review. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 17, n. 5, p. 730-736, Out. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.