Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de determinados poluentes ambientais no peso ao nascer em São José dos Campos - SP

Processo: 06/59447-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Costa Nascimento
Beneficiário:Douglas Amaral Moreira
Instituição-sede: Instituto Básico de Biociências (IBB). Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos ecológicos   Poluição ambiental   Material particulado   Ozônio   Dióxido de enxofre   Peso ao nascer   São José dos Campos (SP)

Resumo

Através de regressão linear univariada e multivariada, estimar o papel dos poluentes ambientais dióxido de enxofre, ozônio e material particulado com menos de 10 micra de diâmetro aerodinâmico, na gênese do baixo peso ao nascer em São José dos Campos, SP. Serão obtidos dados sobre nascidos vivos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos poluentes ambientais, da CETESB. Médias móveis dos pesos ao nascer serão correlacionados com médias móveis dos poluentes acima. Os períodos de tempo analisados serão o primeiro mês de gestação e também com os últimos meses, bimestre e trimestre da gestação. Serão construídos modelos lineares uni e multivariado para estimar a correlação. Serão utilizados os programas estatísticos Epi-Info 6.04 e SPSS v. 10. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, LUIZ FERNANDO C.; MOREIRA, DOUGLAS A. Are environmental pollutants risk factors for low birth weight?. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 8, p. 1791-1796, AUG 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.