Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para medição da rotação e curvatura na zona de distúrbio na extremidade de vigas pré-moldadas de concreto

Processo: 05/54994-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Marcelo de Araújo Ferreira
Beneficiário:Carlos Alberto Tobal Justo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/07374-1 - Estudo do comportamento de sistemas estruturais em concreto pré-moldado, AP.JP
Assunto(s):Ligações viga-pilar   Concreto

Resumo

O presente projeto faz parte do Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes da FAPESP, intitulado Estudo do Comportamento de Sistemas Estruturais em Concreto Pré-Moldado, coordenado por este orientador junto ao PPGCIV da UFSCar. Na pesquisa de Iniciação Científica proposta, pretende-se investigar a validade e a confiabilidade de diferentes procedimentos experimentais para obtenção das relações de rotação e curvatura, dentro do estudo de deformabilidades de ligações viga-pilar em estruturas pré-moldadas de concreto. A partir da racionalização e simplificação dos procedimentos experimentais, espera-se que seja possível a redução de custos e da duração dos ensaios de ligações em estruturas pré-moldadas de concreto, melhorando-se assim a confiabilidade nos resultados experimentais. O presente projeto de pesquisa de iniciação cientifica faz parte de um programa de pesquisa mais amplo na área experimental de ligações, o qual estará sendo desenvolvido concomitantemente em outras pesquisas de mestrado FAPESP. Desta forma, a contribuição do aluno de iniciação científica, apesar de pontual, será muito relevante para as demais pesquisas e, por outro lado, o envolvimento do mesmo com outras pesquisas de caráter mais amplo possibilitará um treinamento para este aluno, no sentido de prepará-lo para pesquisas mais avançadas em um futuro mestrado. (AU)