Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino e aprendizagem de conceitos algébricos e o uso de tecnologias: analisando possibilidades

Processo: 09/07531-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Raquel Miotto Morelatti
Beneficiário:Flávio de Souza Pires
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Educação matemática   Ensino de matemática   Álgebra   Tecnologia educacional   Tecnologias da informação e comunicação   Softwares   Material didático

Resumo

Este projeto de iniciação científica visa investigar quais os conhecimentos algébricos que os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública de Presidente Prudente, possuem e a partir dessas informações, verificar como os softwares educacionais de álgebra podem auxiliar na aprendizagem de tais conceitos. Para isto, realizaremos um estudo e análise dos softwares educacionais que abordam conceitos algébricos, aplicaremos uma avaliação diagnóstica aos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental envolvida e a partir de sua análise, serão organizadas seqüências didáticas, com o objetivo de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem utilizando tecnologia. O trabalho nos fornecerá subsídios para refletirmos sobre as possíveis contribuições do computador e em especial dos softwares educacionais no ensino de álgebra. (AU)