Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das tecnologias na aprendizagem de geometria pelo futuro professor das series iniciais do ensino fundamental.

Processo: 05/04074-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Raquel Miotto Morelatti
Beneficiário:Ana Elisa Cronéis Zambon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores

Resumo

O projeto visa investigar quais os conhecimentos geométricos os alunos dos últimos anos (4º ano - vespertino e 5º ano - noturno), do Curso de Pedagogia da FCT/Unesp possuem e, a partir dessas informações, verificar em que os softwares educacionais presentes nas escolas públicas do Estado de São Paulo podem auxiliar a aprendizagem de tais conceitos. Para isto será aplicada uma avaliação diagnóstica e a partir de sua análise é que serão organizadas as atividades, e escolhidos os softwares matemáticos, que serão utilizados para desenvolver o processo ensino e aprendizagem. A análise desse processo de formação nos dará subsídios para refletir sobre as contribuições do computador para potencializar a aprendizagem de conceitos geométricos. E também, a vivência de um processo de formação, utilizando projetos de trabalho e as novas tecnologias favorecerá o repensar sobre uma nova prática pedagógica do futuro professor do ensino fundamental.