Busca avançada
Ano de início
Entree

Ferramentas de fitoquímica, de quimioinformática e metodologias analíticas na desreplicação de extratos de plantas medicinais

Processo: 08/05754-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Fernando Batista da Costa
Beneficiário:Leonardo Gobbo Neto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Estudos etnofarmacológicos preliminares realizados por nosso grupo de pesquisas revelaram três plantas medicinais promissoras da família Asteraceae com potencial anti-inflamatório: Smallanthus sonchifolius (yacón), Tithonia diversifolia (margaridão) e Dasyphyllum brasiliense (espinho-agulha). As partes aéreas destas espécies são utilizadas pela população na forma de chá, sendo necessária, portanto, uma investigação detalhada sobre a composição química de seus extratos com vistas ao conhecimento de seus princípios ativos. Assim, neste projeto propõe-se obter diferentes tipos de extratos, isolar e identificar diferentes classes de micromoléculas a partir destas três espécies e quantificá-las nos diferentes extratos obtidos. Os metabólitos secundários isolados serão utilizados para se elaborar uma biblioteca de substâncias puras, com vistas à informatização e obtenção de dados físico-químicos, cromatográficos e espectrométricos. Será desenvolvida uma metodologia analítica em CLAE-DAD para a comparação dos perfis metabólicos dos diferentes extratos das espécies selecionadas. A identificação de picos cromatográficos será realizada por meio de comparação de tempos de retenção com substâncias previamente isoladas e/ou por desreplicação utilizando-se CLAE-DAD-EM. A metodologia analítica será validada e empregada para elaborar um banco de dados com informações sobre as substâncias da biblioteca. Com base nos dados obtidos pela metodologia analítica, combinados com ferramentas de quimioinformática, propõe-se também obter modelos computacionais utilizando-se inteligência artificial para estudar, in silico, a relação entre estrutura química e tempos de retenção (QSRR - Quantitative Structure-Retention Relationships). Os extratos e substâncias puras serão utilizados pelo grupo para outros estudos in silico e para a realização de ensaios biológicos in vivo e in vitro em diferentes modelos. Os dados gerados no processo de identificação e estudos de QSRR, por sua vez, poderão ser utilizados para auxiliar a desreplicação de outras espécies vegetais de interesse medicinal e/ou comercial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, TIAGO B.; GOBBO-NETO, LEONARDO; SCHMIDT, THOMAS J.; DA COSTA, FERNANDO B. Study of Chromatographic Retention of Natural Terpenoids by Chemoinformatic Tools. JOURNAL OF CHEMICAL INFORMATION AND MODELING, v. 55, n. 1, p. 26-38, JAN 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.