Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificacao e caracterizacao dos polissacarideos presentes nos extratos aquoso e alcalino da biomassa do fungo botryosphaeria rhodina.

Processo: 06/61794-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Corradi Custodio da Silva
Beneficiário:Andreza Cândido Matias
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética nuclear   Parede celular   Polissacarídeos   Metilação   Infravermelho

Resumo

Considerando-se que a biomassa produzida pelo fitopatógeno Botryosphaeria rhodina, nas condições otimizadas para produção do exopolissacarídeo (EPS), ainda não foi investigada, esse trabalho tem como objetivo principal conhecer a composição, em polissacarídeos, da parede celular desse microrganismo. A parede celular é uma estrutura rígida, essencial para a sobrevivência do fitopatógeno e o conhecimento da estrutura química de seus componentes polissacarídicos será útil para a pesquisa de novas drogas antifúngicas que poderão inibir a biossíntese e/ou alterar a estrutura da parede celular, além de encontrar uma aplicabilidade para a grande biomassa formada durante a produção do EPS. Para obtenção dos polissacarídeos a biomassa será lavada com água, até que nenhum resíduo de açúcar seja detectado por fenol-ácido sulfúrico, garantindo a total remoção do EPS. A massa micelial será seca, fragmentada e submetida, consecutivamente, a três diferentes procedimentos extrativos, a saber, água fria, água fervente e hidróxido de potássio a 2%. Essas extrações separarão as biomoléculas em grupos de acordo com suas solubilidades. Cromatografias de filtração em gel e troca iônica, bem como métodos químicos serão usados para purificação dos polissacarídeos que, posteriormente, serão caracterizados estruturalmente com as técnicas convencionais em química de carboidratos tais como hidrólise, metilação, FT-IR e ressonância magnética nuclear de carbono treze. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORRADI DA SILVA‚ M.L.; FUKUDA‚ E.K.; VASCONCELOS‚ A.F.D.; DEKKER‚ R.F.H.; MATIAS‚ A.C.; MONTEIRO‚ N.K.; CARDOSO‚ M.S.; BARBOSA‚ A.M.; SILVEIRA‚ J.L.M.; SASSAKI‚ G.L.; OTHERS. Structural characterization of the cell wall d-glucans isolated from the mycelium of Botryosphaeria rhodina MAMB-05. Carbohydrate Research, v. 343, n. 4, p. 793-798, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.