Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da satisfação dos doentes de tuberculose quanto à acessibilidade aos serviços de saúde de ribeirão preto/ são paulo.

Processo: 09/08861-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Pedro Fredemir Palha
Beneficiário:Laís Mara Caetano da Silva
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serviços de saúde   Tuberculose   Acessibilidade   Atenção primária à saúde

Resumo

A Tuberculose se configura como um dos grandes problemas de Saúde Pública em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento. O Brasil ocupa o 18º lugar dentre os 22 países com a maior carga de Tuberculose notificada no mundo. Apesar de prevenível e curável, seu tratamento é complexo e esta consiste em uma realidade que muitas vezes leva ao abandono do tratamento. A satisfação dos doentes de Tuberculose em relação aos serviços de saúde é de grande importância para a adesão ao tratamento e controle da doença. O acesso se caracteriza como um dos principais fatores relacionados à avaliação de um serviço de saúde, e a acessibilidade implica na prestação contínua e organizada dos serviços de saúde. Este projeto tem como objetivo avaliar a satisfação do doente quanto ao acesso e a acessibilidade ao tratamento nos serviços que prestam assistência à Tuberculose em um município de grande porte populacional do interior Estado de São Paulo. Os dados serão coletados por meio de um questionário semi-estruturado elaborado em 2008 por Villa e Ruffino-Netto (2008), e analisados no software Statistica 8.0, da Statsoft, com a elaboração de tabelas de freqüência simples. Espera-se que, por meio dos resultados, sejam propostas melhorias dos serviços de saúde que atendem aos doentes de Tuberculose através de alternativas que aumentem seu grau de satisfação, além de colaborar com os gestores no planejamento, organização, gerência, monitoramento e ações de controle da Tuberculose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO FREDEMIR PALHA; LAÍS MARA CAETANO DA SILVA; ANNELIESE DOMINGUES WYSOCKI; RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE; SIMONE TERESINHA PROTTI; LÚCIA MARINA SCATENA; TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA. Acesso aos serviços de atenção à tuberculose: análise da satisfação dos doentes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 2, p. 342-348, Abr. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.