Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise imunohistoquimica quantitativa da expressao de mmp-1, mmp-2, mmp-9 e do vegf durante a reparacao de defeito osseo de tamanho critico em calvaria de rato tratado com osso desproteinado poroso x...

Processo: 05/02221-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Rumio Taga
Beneficiário:Caroline Andrade Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração óssea

Resumo

Em projetos anteriores desenvolvidos em nosso laboratório obtivemos fechamento completo por tecido ósseo de arranjo lamelar em defeitos ósseos de tamanho crítico em crânios de ratos quando tratados com osso desproteinado poroso em partículas de origem bovina.No presente projeto pretendemos estudar a expressão tecidual do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) e das metaloproteinases (MMPs)-1, -2 e -9 durante o processo de regeneração óssea assistida por esse tipo de biomaterial. Assim, cortes histológicos obtidos de blocos histológicos desses estudos prévios, onde os crânios dos animais foram coletados após 7, 14, 21, 30, 90 e 180 dias da cirurgia de implantação do material de enxerto nos defeitos, serão colhidos em lâminas silanizadas e submetidas a imunomarcação com a utilização de anticorpos primários correspondentes sendo evidenciados pela diaminobenzidina usando o método da avidina-biotina. As células imunomarcadas para cada molécula sinalizadora serão quantificadas ao microscópio e os resultados obtidos correlacionados aos eventos celulares e teciduais que ocorrem durante o processo de regeneração óssea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, CAROLINE ANDRADE; CESTARI, TANIA MARY; VIDOTTI, HUGO ALBERTO; DE ASSIS, GERSON FRANCISCO; GARLET, GUSTAVO POMPERMAIER; TAGA, RUMIO. Sintered anorganic bone graft increases autocrine expression of VEGF, MMP-2 and MMP-9 during repair of critical-size bone defects. Journal of Molecular Histology, v. 45, n. 4, p. 447-461, AUG 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.