Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinética celular e tecidual durante a regeneração óssea em defeitos cranianos perenes em ratos tratados com osso inorgânico poroso bovino

Processo: 05/02310-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Rumio Taga
Beneficiário:Hugo Alberto Vidotti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Biomateriais   Crânio   Regeneração óssea

Resumo

O desenvolvimento atual de materiais ósseo-substitutos com potencialidade de promover o fechamento completo de um defeito ósseo perene tem levantado questões quanto à sua atuação biológica. Em projetos anteriores, desenvolvidos em nosso laboratório (FAPESP n° 02/01494-2 e n° 02/01495-9), defeitos ósseos perenes em crânios de ratos foram tratados com osso inorgânico bovino poroso em partículas obtendo-se seu completo fechamento por tecido ósseo de arranjo lamelar. Neste estudo pretendemos estudar utilizando-se dos blocos histológicos provenientes desses estudos prévios, a cinética celular e tecidual durante a regeneração óssea em defeitos cranianos de tamanho crítico em ratos tratados durante 0,7, 14, 21, 30, 90 e 180 dias pós-cirurgia com esse tipo de material de enxerto. A fim de alcançar esses objetivos faremos: a) com um lote de 12 novos animais, a coleta de crânios de animais recém-operados para o desenvolvimento e a normatização do método morfométrico a ser usado na avaliação de parâmetros morfométricos absolutos; b) avaliação morfométrica do volume absoluto de tecido ósseo neoformado; c) avaliação do volume absoluto do biomaterial; d) avaliação do número absoluto de células ósseas (osteoblastos e osteócitos) e e) contagem de células imunomarcadas para o PCNA e das células não marcadas. A partir destes dados, analisaremos a cinética celular e tecidual dos eventos desencadeados calculando os seguintes parâmetros cinéticos: a) velocidade de deposição óssea; b) velocidade de reabsorção do biomaterial; c) índice de proliferação celular, ou seja, o porcentual de células imunomarcadas pelo PCNA; d) a origem das novas células ósseas e e) velocidade de diferenciação e acúmulo de células ósseas. Esses parâmetros cinéticos serão correlacionados com resultados obtidos na análise radiográfica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, CAROLINE ANDRADE; CESTARI, TANIA MARY; VIDOTTI, HUGO ALBERTO; DE ASSIS, GERSON FRANCISCO; GARLET, GUSTAVO POMPERMAIER; TAGA, RUMIO. Sintered anorganic bone graft increases autocrine expression of VEGF, MMP-2 and MMP-9 during repair of critical-size bone defects. Journal of Molecular Histology, v. 45, n. 4, p. 447-461, AUG 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.