Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise histológica e morfométrica dos eventos teciduais e imunohistoquímica da proliferação celular durante a reparação de defeito ósseo perene em crânio de rato tratado com osso inorgânico medular bovino microgranular

Processo: 02/01495-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Rumio Taga
Beneficiário:Evely Sartorti da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo ósseo   Regeneração óssea

Resumo

As membranas absorvíveis para o tratamento de defeitos ósseos perenes não têm estrutura física capaz de suportar pressões externas, assim após a rápida reabsorção do coágulo sanguíneo que preenchia inicialmente a lesão, ocorre na maioria dos casos o colapso da membrana para o interior da lesão, prejudicando com isso, a regeneração óssea. No atual trabalho avaliaremos a capacidade osteopromotora de uma membrana absorvível de cortical óssea bovina quando associada a matriz óssea medular em bloco, como material de sustentação. Para tanto, serão utilizados 35 ratos machos com 60 dias de idade. O primeiro grupo experimental, o defeito será preenchido com osso orgânico bovino medular em bloco embebido com sangue do próprio animal e recoberto com a membrana e o segundo grupo e o de 0 hora apenas com coágulo sanguíneo. Os animais serão sacrificados 1, 3 é 6 meses após a cirurgia e o grupo 0 hora logo após o procedimento cirúrgico. As calotas cranianas serão radiografadas e processadas histologicamente. Na análise radiográfica e morfométrica avaliaremos: a) o grau de fechamento do defeito; b) a quantidade e velocidade de produção de novo tecido ósseo através da análise morfométrica das radiografias em analisador de imagens digitalizadas; c) a análise histológica temporal dos eventos celulares e teciduais que ocorrem durante a reparação do defeito e d) a qualidade do tecido ósseo neoformado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA‚ C.A.M.; LUCIANO‚ E.; DE MELLO‚ M.A.R. The role of exercise on long-term effects of alloxan administered in neonatal rats. Experimental Physiology, v. 90, n. 1, p. 79-86, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.