Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre a biotransformação fúngica do ácido pimaradienoico por Mucor rouxii

Processo: 08/55562-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Sergio Ricardo Ambrosio
Beneficiário:Marilia Rodrigues Simão
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/54762-8 - Obtenção de análogos estruturais do ácido pimaradienóico através do processo de biotransformação fúngica e estudo do efeito destes metabólitos sobre a atividade da enzima TcDHODH e sobre a contração da musculatura lisa vascular de artéria aorta de ratos, AP.BTA.JP
Assunto(s):Ácido pimaradienoico   Mucor   Biotransformação   Metilação   Pressão sanguínea

Resumo

O presente trabalho, que é parte integrante do projeto de jovem pesquisador do orientador (Processo FAPESP 07/54762-8), tem como objetivo geral obter análogos estruturais do ácido pimaradienóico, um diterpeno presente em grande quantidade nas raízes de Viguiera arenaria Baker, que tem demonstrado uma significativa capacidade em inibir a resposta contráctil da musculatura lisa vascular de ratos, devido a sua capacidade de reduzir o influxo de Ca+2 extracelular. Além dessa atividade bem estabelecida, estudos preliminares demonstraram também que esse metabólito é capaz de reduzir a pressão arterial de ratos normotensos in vivo, bem como inibir a enzima diidroorotato desidrogenase de Trypanossoma cruzi (TcDHODH), um excelente alvo farmacológico para a descoberta de novas substâncias potencialmente promissoras no combate dos parasitas causadores da doença de Chagas. As modificações estruturais propostas neste projeto serão realizadas através da técnica de biotransformação fúngica, utilizando-se o fungo Mucor rouxii, cujo gênero demonstrou em estudos prévios com outros metabólitos vegetais uma grande capacidade de o-metilação, acetilação e hidroxilações em posições não reativas, o que torna esse fungo altamente interessante para a obtenção de análogos estruturais do ácido pimaradienóico. O(s) produto(s) de biotransformação serão, em uma etapa posterior a este projeto, avaliados sobre a capacidade inibitória da enzima TcDHODH e da contração da musculatura lisa da artéria aorta de ratos, com o intuito de selecionar novos compostos mais ativos que o ácido pimaradienóico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEVERIANO, MARCELA E.; SIMAO, MARILIA R.; PORTO, THIAGO S.; MARTINS, CARLOS H. G.; VENEZIANI, RODRIGO C. S.; FURTADO, NIEGE A. J. C.; ARAKAWA, NILTON S.; SAID, SURAIA; DE OLIVEIRA, DIONEIA C. R.; CUNHA, WILSON R.; GREGORIO, LUIZ E.; AMBROSIO, SERGIO R. Anticariogenic Properties of ent-Pimarane Diterpenes Obtained by Microbial Transformation. Molecules, v. 15, n. 12, p. 8553-8566, 2010. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.