Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteologia e relações filogenéticas do gênero Agoniates Müller & Troschel, 1845 (Characiformes: Characidae)

Processo: 08/50890-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ricardo Macedo Corrêa e Castro
Beneficiário:Fernando Cesar Paiva Dagosta
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/09219-6 - Relações filogenéticas em Characidae (Ostariophysi: Characiformes), AP.TEM
Assunto(s):Characiformes   Characidae   Osteologia   Filogenia

Resumo

Pretende-se nesse trabalho a descrição completa do esqueleto de Agoniates halecinus Müller & Troschel, 1845, espécie-tipo da subfamília Agoniatinae, além de uma discussão das possíveis relações filogenéticas da subfamília Agoniatinae com os demais Characidae. A metodologia empregada será a dissecção e o estudo de exemplares já diafanizados e disponíveis para análise da coleção do Laboratório de Ictiologia de Ribeirão Preto (LIRP-USP), onde o trabalho será realizado. A descrição osteológica de A. halecinus será feita sob a sob a forma de texto, acompanhado de ilustrações, tanto fotomicrográficas coloridas, quanto a tinta, das estruturas descritas. Paralelamente ao objetivo principal do presente trabalho pretende-se, através de uma ampla revisão bibliográfica, reunir e sumarizar a maior quantidade possível de informações acerca da biologia das duas espécies reconhecidas de Agoniatinae, A. anchovia e A. halecinus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAGOSTA, FERNANDO C. P.; DATOVO, ALESSIO. Monophyly of the Agoniatinae (Characiformes: Characidae). Zootaxa, v. 3646, n. 3, p. 265-276, MAY 3 2013. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.