Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação traducional mediada por GCN2: modulação por IMPACT e GCN1

Processo: 10/50023-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Beatriz Amaral de Castilho
Beneficiário:Tavane David Cambiaghi
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/52047-5 - Regulação traducional mediada por EIF2 em eucariotos, AP.TEM
Assunto(s):Fator regulador 2 de interferon   Neurônios   Proteínas quinases

Resumo

O controle da síntese protéica mediado por fosforização do fator de início de tradução elF2 exerce papel central em processos fisiológicos normais em eucariotos e alterações nesta via de sinalização levam às condições patológicas importantes em humanos. GCN2, uma das quinases de elF2 em mamíferos, é ativada pela falta de aminoácidos, levando a inibição global da tradução, mas estimulando a tradução de ATF4, um fator transcricional responsável por elicitar uma resposta de recuperação celular. No sistema nervoso central, GCN2 tem papel fundamental. Em roedores, GCN2 está diretamente envolvida com o comportamento alimentar. Em condições normais, GCN2, através de ATF4, controla memória e aprendizado. Nosso grupo caracterizou a proteína IMPACT como um inibidor da ativação de GCN2, que é especialmente abundante em neurônios. IMPACT compete com GCN2 pela interação com a proteína GCN1, efetora de GCN2. Em vista da relevância dos mecanismos de controle tradicional e da importância das proteínas IMPACT, GCN2 e GCN1 na regulação de tal processo, o presente projeto tem como objetivos: a) identificação dos resíduos de IMPACT envolvidos na inibição de GCN2; b) identificação de proteínas que co-purificam com GCN1; c) análise da participação de GCN1 em outros processos celulares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISAFULLI, UMBERTO; XAVIER, ANDRE M.; DOS SANTOS, FABIANA B.; CAMBIAGHI, TAVANE D.; CHANG, SEO Y.; PORCIONATTO, MARIMELIA; CASTILHO, BEATRIZ A.; MALNIC, BETTINA; GLEZER, ISAIAS. Topical Dexamethasone Administration Impairs Protein Synthesis and Neuronal Regeneration in the Olfactory Epithelium. FRONTIERS IN MOLECULAR NEUROSCIENCE, v. 11, MAR 6 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.