Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao histologica e hematologica de chelonia mydas (reptilia, testudines, cheloniidae), acometidas com fibropapilomatose, do litoral norte do estado de sao paulo.

Processo: 06/52366-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Eliana Reiko Matushima
Beneficiário:Ticiana Martins Zwarg Simões Dias
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Histopatologia   Tartaruga marinha   Hematologia

Resumo

As tartarugas marinhas da espécie Chelonia mydas freqüentam o litoral brasileiro para alimentação e desova. Foram muito caçadas e atualmente são protegidas pelo Projeto TAMAR-IBAMA que possui várias bases distribuídas pela costa. Essa espécie tem sido muito acometida por uma doença denominada fibropapilomatose, uma neoplasia benigna de origem epitelial, que pode apresentar-se em diferentes locais do corpo e em vários tamanhos. Há indícios de que a fibropapilomatose seja causada por Um vírus e que a poluição seja um fator contribuinte para o aumento de sua prevalência em diversas regiões do mundo. Os animais acometidos pela fibropapilomatose ficam debilitados, podendo apresentar anemia, hipoproteinemia, distúrbios de flutuação e alteração na composição sanguínea. Dependendo da localização e do tamanho da neoplasia, as tartarugas afetadas podem apresentar problemas relacionados com a alimentação e a locomoção. Desta forma, os objetivos deste projeto são: avaliar as condições hematológicas através do hemograma completo de tartarugas marinhas com e sem fibropapiloma e pesquisar a presença de alterações morfológicas sugestivas de vírus nos tecidos através da microscopia de luz. (AU)