Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da poluição do ar gerada pela queima da palha da cana-de-açúcar e suas relações com a mutagênese humana

Processo: 10/10192-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Henrique César Santejo Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição do ar   Cana-de-açúcar   Mutagênese   Qualidade do ar   Tradescantia pallida   Neoplasias   Barretos (SP)

Resumo

O uso de fontes renováveis de energia é uma ferramenta importante para sustentabilidade, o menor risco ao meio ambiente e a saúde humana. Os biocombustíveis são fontes alternativas e necessárias nos países em desenvolvimento, que contam com a expansão da frota automotiva, industrial e tecnológica. O etanol brasileiro, graças ao cultivo da cana-de-açúcar, consolidou o país como um dos líderes mundiais na produção de biocombustíveis. O estado de São de Paulo é o maior produtor desta cultura e na colheita de cana é comum a queima da palha por motivos de produtividade e precauções com o trabalhador rural. Por outro lado, a queima de biomassa é uma das principais fontes para os gases tóxicos que comprometem a qualidade do ar. Diversos produtos genotóxicos são gerados durante esse processo e apresentam efeitos sobre a saúde humana, que são correlacionados com o aumento de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer na população exposta. Sendo assim, este projeto visa avaliar a qualidade do ar em regiões canavieiras do interior do estado de São Paulo e relacioná-las com a incidência de câncer. Para isto, serão utilizadas plantas de Tradescantia pallida e as correlações das frequências de micronúcleos detectadas, para o biomonitoramento. O local escolhido será a região de Barretos que conta com plantações de cana ao seu redor e que há uma década contava somente com a criação de gado para produção de carne. Também serão coletados sangue periférico de moradores das zonas rurais (cortadores de cana) e da cidade de Barretos e correlacioná-los com a região de maior ou menor incidência de poluentes do ar. Além disso, a inclusão de estudantes e professores do ensino médio na manutenção das plantas possibilitará discussões sobre a qualidade do ar e a importância do meio ambiente, contribuindo para educação ambiental da população local. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTEJO SILVEIRA, HENRIQUE CESAR; SCHMIDT-CARRIJO, MARINA; SEIDEL, ERVALD HENRIQUE; SCAPULATEMPO-NETO, CRISTOVAM; LONGATTO-FILHO, ADHEMAR; CARVALHO, ANDRE LOPES; VIEIRA REIS, RUI MANUEL; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO HILARIO. Emissions generated by sugarcane burning promote genotoxicity in rural workers: a case study in Barretos, Brazil. Environmental Health, v. 12, OCT 10 2013. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.