Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de sistemas de informacoes geograficas no estudo da paisagem da micro-bacia do ribeirao piracicamirim (sao paulo, brasil).

Processo: 98/01115-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Daniel de Castro Victoria
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Uso do solo   Biogeoquímica

Resumo

Devido ao uso indiscriminado dos recursos naturais o homem vem, ao longo dos temos, degradando o próprio meio que o sustenta, alterando o funcionamento do ecossistema. Existem vários fatores que estão relacionados às mudanças ambientais ocorridas. Dentre eles, a alteração da cobertura do solo é de grande importância. Portanto, os estudos das variações espaciais e temporais do uso do solo podem fornecer informações úteis sobre como o ambiente é afetado por esses processos. O objetivo deste estudo é a criação de um banco de dados digital georeferenciado sobre as características físicas (relevo, rede de drenagem, fotos etc.) bióticas (vegetação) e antrópicas (mudanças no uso da terra) na bacia do Ribeirão Piracicamirim. Dados da composição biogeoquímica do canal serão incorporados ao banco, com o intuito de entender como as alterações na paisagem afetam a qualidade da água. (AU)