Bolsa 09/15109-2 - Desenvolvimento rural, Transformações sociais - BV FAPESP
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A vida, os conflitos e as alternativas dos pequenos agricultores de um bairro rural na região da cuesta

Processo: 09/15109-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Spazziani
Beneficiário:Janete Ferreira Andrade
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento rural   Transformações sociais   Conflitos socioambientais   Educação ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conflitos socioambientais | Desenvolvimento rural | Educação Ambiental | intervenção educacional | Organização coletiva | Transformação Social | Educação Ambiental

Resumo

A região da Cuesta de Botucatu apresenta características ímpares no que diz respeito ao relevo, sendo uma importante área de recarga do Aqüífero Guarani. Apesar das suas peculiaridades é altamente explorada pelo setor agropecuarista do estado, o que promove a concentração de terras e bens produtivos. Este processo histórico gera além das desigualdades uma descaracterização da cultura tradicional caipira, sendo inúmeras as contradições sociais vividas pelos pequenos produtores e a dependência destes por intervenções governamentais. Assim, é necessário realizar um diagnóstico socioambiental de regiões destinadas à agricultura, com base no levantamento do perfil dos pequenos agricultores de uma determinada região de Botucatu. Os princípios da educação ambiental crítica aliados aos da sociologia rural trazem contribuições importantes no contexto do estudo e alicerçarão os fundamentos de análise dos dados encontrados. Estes dados serão coletados junto aos atores envolvidos neste contexto e analisados na perspectiva da pesquisa qualitativa, tendo em vista os diferentes materiais para a construção dos dados da pesquisa (questionários, observações e entrevistas). Esse procedimento combina e entrecruza os diferentes e variados pontos de vista obtidos por meio das coletas de dados. Os resultados do estudo deverão ser utilizados como referência para o diagnóstico das concepções e da situação socioambiental da comunidade pesquisada.

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