Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização elementar e determinação de 226Ra, 228Ra e 210Pb em fitoterápicos de uso comum

Processo: 06/06450-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Cardoso da Silva
Beneficiário:Fábio Vitório Sussa
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicamentos fitoterápicos   Radionuclídeo   Rádio (metais alcalinos terrosos)   Chumbo   Análise de ativação de nêutrons   Composição química

Resumo

A utilização de plantas como alimento ou para fins medicinais é tão antiga como a existência do homem sobre a terra. O ser humano ao observar os animais se alimentarem de plantas também as experimentava e assim começou a perceber que determinados tipos de plantas aliviavam certos distúrbios como as dores de estômago, dores de cabeça, cólicas intestinais e outros tipos de males como as dores musculares que eram atenuadas pelo uso externo das plantas. Nas pesquisas dos fitoterápicos o foco principal é a caracterização do princípio ativo da planta para comprovação cientifica das propriedades terapêuticas (Ferreira et al. 2003, Calisto, 2000), por isso há poucos registros com descrições das concentrações de atividade de radionuclídeos pertencentes às séries radioativas naturais do 238U e 232Th. O conhecimento das concentrações desses elementos pode ser utilizado para verificar possíveis interferências em sua terapêutica, ou se o próprio teor desses elementos são tóxicos ao ser humano. Poucos trabalhos são encontrados em literatura acerca da concentração de elementos estáveis e não foram encontrados registros em literatura referentes às concentrações de radionuclídeos em plantas utilizadas com esta finalidade no Brasil. Entre as técnicas que têm sido empregadas na caracterização elementar de plantas medicinais pode-se destacar o uso da análise por ativação neutrônica. A maior parte do rádio e do chumbo que entra no organismo humano é adquirida por ingestão. Aproximadamente 20% do Ra e de 10 a 15% do Pb que foi ingerido chega à corrente sanguínea e é distribuído para todas as partes do corpo, sendo que o metabolismo destes elementos é similar ao do cálcio. Pretende-se neste trabalho avaliar as concentrações de atividade dos elementos 226Ra, 228Ra e 210Pb, bem como caracterizar quimicamente, quanto a sua composição elementar, amostras de plantas utilizadas como fitoterápicos, de uso comum. Uma vez que a concentração elementar em vegetais é dependente da concentração dos elementos no solo, também serão realizadas análises em amostras do solo do qual as amostras serão retiradas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUSSA, F. V.; SILVA, P. S. C.; DAMATTO, S. R.; FAVARO, D. I. T.; MAZZILLI, B. P. Radioactive and stable elements' concentration in medicinal plants from Brazil. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY, v. 281, n. 2, p. 165-170, AUG 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.