Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do RNAm de proteínas do transporte retrógrado e ancoragem de mitocôndrias antes da formação de agregados protéicos envolvidos em neurodegeneração

Processo: 09/00010-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Merari de Fátima Ramires Ferrari
Beneficiário:Stephanie Alves Martins
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Degeneração neural   Envelhecimento   Doenças neurodegenerativas   Mitocôndrias   Dineínas

Resumo

Agregados proteicos podem ser encontrados em todo o sistema nervoso central e estão envolvidos com a neurodegeneração relacionada ao envelhecimento ou às doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer, a doença de Parkinson, a Esclerose Lateral Amiotrófica, a doença de Huntington, dentre outras. Há evidências de que alterações do tráfego intracelular da mitocôndria antecedem a formação desses agregados proteicos o que seria o primeiro fator importante para a degeneração neuronal, pois esta deficiência do transporte também se reflete na disfunção da comunicação intercelular, antecedendo a sintomatologia clássica das doenças neurodegenerativas. Portanto, conhecer a relação entre o tráfego retrógrado e ancoragem de mitocôndrias e a formação de agregados proteicos pode ser uns dos passos importantes para o melhor entendimento dos mecanismos da neurodegeneração, sua possível terapia reversiva e até mesmo para a prevenção da morte neuronal uma vez que os primeiros sintomas, relacionados ao mau funcionamento da comunicação celular, sejam identificados precocemente. Três são as principais proteínas envolvidas do transporte retrógrado e ancoragem das mitocôndrias, são elas: a dineína, a dinactina e a sintafilina. A Dineína citoplasmática ativa a Dinactina formando um complexo dineína-dinactina que desempenha um papel muito importante nos mecanismos de transporte axonal retrógrado. Já a Sintafilina é responsável pelo mecanismo axonal de ancoragem. Com isso, o objetivo do presente estudo é analisar a expressão do RNAm da Dineína citoplasmática (C1H1), Dinactina e Sintafilina antes da formação de agregados proteicos utilizando-se PCR em tempo real e culturas de células do hipocampo, substância negra e locus coeruleus, tratadas com rotenona. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, RODRIGO S.; MELO, THAIANY Q.; MARTINS, STEPHANIE A.; FERRARI, MERARI F. R. Protein aggregation containing beta-amyloid, alpha-synuclein and hyperphosphorylated tau in cultured cells of hippocampus, substantia nigra and locus coeruleus after rotenone exposure. BMC NEUROSCIENCE, v. 11, NOV 10 2010. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.