Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultra-estrutura de células epiteliais em diferentes regiões do mesêntero de larvas de Diatraea saccharalis, Fabricius 1794 (Lepidoptera: Pyralidae)

Processo: 00/01223-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Elisa Aparecida Gregório
Beneficiário:Daniela de Oliveira Pinheiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Epitélio   Ultraestrutura   Insetos   Lepidoptera

Resumo

O trato digestivo dos insetos é a via de ingestão dos alimentos, bem como da administração de inseticidas; dentre suas diferentes regiões morfo-funcionais, o intestino médio ou mesêntero é a sua porção mais longa, atuando na absorção de alimentos e troca de íons. Três tipos de células (colunares, caliciformes e regenerativas) constituem o epitélio do mesêntero, na maioria dos insetos. A broca da cana, Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Pyralidae), é uma praga importante da cultura da cana-de-açúcar; o conhecimento de sua morfologia interna pode contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas de controle deste inseto; não existe estudo sistemático sobre a ultra-estrutura do mesêntero, neste inseto. Este trabalho tem por objetivo descrever a ultra-estrutura das diferentes células epiteliais, ao longo do mesêntero, em larvas do último instar, eventuais variações morfológicas poderão determinar papéis funcionais diferentes para estas células, em diferentes porções do mesêntero. O mesêntero de exemplares da broca da cana será subdivididos em três regiões (proximal, média e distai), que serão processadas e analisadas ao nível de microscopia eletrônica de transmissão e varredura. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.