Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura das comunidades de formigas epigéicas em um fragmento de Mata Atlântica paulista e na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade

Processo: 02/10392-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Harold Gordon Fowler
Beneficiário:David Montenegro Lapola
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Riqueza de espécies   Comunidades animais   Formigas   Mata Atlântica

Resumo

A biodiversidade dos trópicos tem sido alvo de várias estratégias visando sua conservação. Pode ser medida através de índices que descrevem os diferentes componentes da biodiversidade, diversidade alfa, beta e gama. A Mata Atlântica vem sofrendo grandes perdas de diversidade, uma vez que no Estado restam muito poucos remanescentes dela. Mata essa que foi substituída por paisagens com vegetações antropizadas como plantações, pastagens e reflorestametos. O presente estudo pretende comparar a estrutura das comunidades de formigas epigaéicas em um remanescente de Mata Atlântica e em uma área de cultura de eucalyptus sendo que as duas áreas são vizinhas uma da outra, em Rio Claro - SP. Isso se dará através da coleta das formigas com armadilhas tipo pitfall. É notável que poucos estudos foram feitos com invertebrados e ainda mais com formigas no mosaico de vegetação de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DM. LAPOLA; HG. FOWLER. Questioning the implementation of habitat corridors: a case study in interior São Paulo using ants as bioindicators. Brazilian Journal of Biology, v. 68, n. 1, p. 11-20, Fev. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.